CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

domingo, 22 de agosto de 2010

Restauração dos processos ecológicos de um ambiente Florestal - Sucesão Florestal

A sucessão florestal ocorre em etapas começando pela área totalmente desocupada, onde se estabelecer as primeiras espécies vegetais, até a nova formação de uma floresta madura, onde as comunidades animais também participam do processo.

As etapas se sucedem à medida que uma comunidade modifica o ambiente, preparando-o para que outra comunidade possa ali se estabelecer. Assim, a sucessão se faz por substituição de uma comunidade por outra, até atingir um nível máximo de complexidade.

Para que as espécies, tanto vegetais como animais, se restabeleçam, em determinadas etapas (continuando no processo ou desaparecendo com o tempo), elas dispõem de uma série de estratégias de adaptação. Estas estratégias facilitam a sobrevivência e a reprodução dentro da sucessão de ambientes.

Pioneira: Espécies florestais que se desenvolvem em clareiras abertas nas matas, nas bordas da florestas ou em locais abertos, dependentes de condições de maior luminosidade. São as primeiras espécies que aparecem no processo sucessional, já que só se desenvolvem na presença de muita luz.
Secundária Inicial: Espécies florestais que se desenvolvem tanto em pequenas clareiras abertas nas matas quanto, mais raramente, em sub-bosques sujeitos a algum tipo de sombreamento. Ocorrem ainda, igualmente, em antigas clareiras, conjuntamente às espécies florestais pioneiras.
Secundárias Tardias: Espécies florestais que ocorrem, exclusivamente, em sub-bosques permanentemente sombreados. Desenvolvem-se lentamente até atingir, ou não o dossel superior (emergentes).
Clímax: Espécies florestais as quais, dentro da evolução natural de uma floresta, tende a desenvolver-se por último, quando por ocasião da já implantação definitiva dos estágios sucessionais anteriores. Condições e características biológicas básicas destas espécies seriam porte elevado, desenvolvimento inicial sob condições de elevado sombreamento, desenvolvimento biológico lento, emergência junto ao dossel superior.

Dentro da questão da estratificação da floresta, não se deve esquecer que a comunidade florestal é um organismo vivo e dinâmico, com árvores jovens, adultas e senis. Existem vegetais de todas as alturas, respeitando os limites da formação vegetal e, por isso, a concepção de estratificação está sujeita à sensibilidade do observador.


0 comentários: